terça-feira, 31 de maio de 2016

DROPSHIPPING E A LEGALIZAÇÃO


O dropshipping deve ser encarado como uma atividade comercial para levantar um determinado valor e depois iniciar um outro modelo de negócio, ou seja, depois de um tempo, você pode passar a vender na sua loja virtual produtos melhores e de outros tipo fora do dropshipping.

Dependendo do ponto de vista o dropshipping é sim uma atividade legal, porém o primeiro problema que os futuros vendedores nesta modalidade podem ter é com relação a alfândega.

Todo produto que entra e sai do país precisa passar por ela. Dependendo do produto e do critério que ela usar, o produto pode nem chegar às mãos do cliente.

Quando a receita tributa o pacote, podem ser alegadas informações como produto não legal no Brasil, comércio ilegal, entre outras.

E assim a mercadoria fica retida na receita federal e para retirar, muitas vezes você precisa apresentar algumas documentações e pagar mais do que ela vale.

Este é o primeiro risco que um dropshipping sofre, o de ter a mercadoria retida. No caso de pedidos grandes é preciso sim pagar os impostos e isso é normal, no caso de pequenas quantidades os impostos são menores e em alguns casos nem existem.

É importante estar atento as regras da receita e verificar a melhor forma de fazer as compras sem pagar taxas abusivas. Isso pode assustar os dropshippers no começo, por isso antes de entrar neste negócio é preciso muita pesquisa.

Quando algum produto chega e não é tributado (isso acontece principalmente nos casos de pacotes menores e que não chamam atenção), isso é responsabilidade da receita.

E se chegar até a casa do cliente ou até a sua sem problemas ou taxas, é um produto legalizado e sem tributos.

Um passo importante que você deve tomar é sempre manter os clientes informados sobre o status dos seus produto, uma ótima maneira de fazer isso é utilizado o muambator, já falamos sobre no artigo Rastrear suas encomendas com o Muambator.

Uma coisa importante e saber identificar o que está acontecendo com o pacote para poder explicar para o cliente caso ele pergunte.

Nesta postagem eu falo sobre Unidade de Tratamento Internacional onde você verá uma definição sobre o que acontece com o pacote desde o fornecedor até chegar na sua residência ou a de seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário